Monday, February 05, 2007

REtorno


Olá a todos!
Após passados alguns meses resolvemos voltar e continuar as discussões acerca da temática que permeia este Webfólio!
Neste retorno disponibilizaremos as conclusões encontradas na pesquisa realizada com os alguns professores do CEFET-MG sobre as suas considerações relativas aos conceitos de ciência, tecnologia, sociedade e cultura.
Veja as conclusões no primeiro comentário deste post e participe conosco!

4 Comments:

At 11:05 AM, Blogger Patrícia Ferreira Alves said...

Vimos que no início da pesquisa os componentes deste grupo, bem como os demais alunos da turma e também os professores do Mestrado em Educação Tecnológica, possuíam concepções superficiais, advindas do senso comum. A partir de diversas discussões, tanto realizadas virtualmente, pela ferramenta blog como as nos encontros presenciais, passamos a refletir nos valores, comportamentos, crenças, etc. de diversas comunidades, relacionando com o que líamos nos referenciais teóricos. Essa troca de experiências nos possibilitou construir/desconstruir/construir novas concepções.

No entanto, verificamos que cultura e a tecnologia dificilmente terão uma definição pronta e acabada, sempre que pensamos nesses termos, acrescentar-lhes-emos novos fatores. A própria mudança da sociedade e do meio cultural fazem com que essas definições sofram acréscimos e/ou alterações.

A escola, seja ela de qualquer nível, modalidade e rede, possui um papel fundamental em trabalhar com questões referentes à Cultura Tecnológica, pois, essa temática envolve tanto os artefatos tecnológicos, quanto o modo de ser e viver do homem no contexto social e histórico e, como ele interioriza esse conhecimento. Mostrar ao cidadão a conviver com as mudanças que a tecnologia fornece para a sua vida e as transformações decorrentes do seu uso, é uma das funções desempenhadas pelas instituições de ensino. Porém, constatamos que os professores do curso do mestrado deveriam abordar com mais ênfase a temática cultura tecnologia. Eles poderiam ser mais atuantes, inserindo esse tema com um enfoque direcionado aos estudos dos alunos dentro de cada linha de pesquisa, fornecendo elementos que contribuiriam para a proposta de pesquisa dos mesmos, já que como constatamos a temática em estudo, está presente no processo de vida do homem.

Portanto, a proposta de estudo sobre Cultura Tecnológica nos possibilitou compreender o quanto é incipiente as discussões acerca da temática gerando a necessidade de darmos continuidade em novas pesquisas e ações para divulgação dos resultados encontrados.

 
At 7:00 AM, Blogger Paulo Cezar S. Ventura said...

Concordo em número, gênero e grau. A academia é muito dogmática e estreita. Exige de seus membros obrigações esdrúxulas e impeditivas ao debate, à discussão e à polêmica. Perceberam que não conseguimos marcar seminários do programa de mestrado?

 
At 10:58 AM, Blogger Patrícia Ferreira Alves said...

É Ventura, os seminários são excelentes momentos para haver diálogos entre alunos e professores de diferentes linhas de pesquisa (divulgação de projetos de pesquisas, maior organização em participações em eventos, discussão sobre propostas e anseios do nosso curso, etc) e os impasses mencionados só fazem prejudicar toda a instituição. Infelizmente não conseguimos pôr em prática o acordado nos discurssos de início de semestre.

 
At 10:22 AM, Anonymous Anonymous said...

Bonjour, cultura-tecnologica.blogspot.com!
[url=http://cialismedica.fora.pl/ ]vendo cialis online[/url] [url=http://cialissinreceta.fora.pl/ ]comprar cialis en espana[/url] [url=http://farmaciacialis.fora.pl/ ]comprar cialis [/url] [url=http://cialisfarmacia.fora.pl/ ]comprar cialis en espana[/url] [url=http://medicocialis.fora.pl/ ]vendo cialis online[/url] [url=http://cialisbarata.fora.pl/ ]venta de cialis [/url]

 

Post a Comment

<< Home