Este espaço será o nosso MURAL com alguns dos trechos das respostas.
Após todos os professores selecionados para participar da pesquisa tiverem respondido, faremos a relação dessas respostas por meio de um mapa conceitual com as idéias principais.
A cada entrevista realizada publicaremos trechos da conversa com a finalidade de promover mais discussões... Você está convidado a participar!
"Não sei nada disso não. Cultura é um conceito antropológico. São as artes, todos os traços de um povo, de uma comunidade, as manifestações, os tipos de vida. Tudo isso é cultura. Tecnologia é algo bem mais complicado porque seria uma forma de conhecimento que é uma parte da cultura."
O homem se adapta à tecnologia ou acontece o contrário?
"A tecnologia é uma criação humana A adaptação pode ser dita no contexto homem-meio ambiente. No caso de um homem ir trabalhar no deserto, caatinga, ou em regiões chuvosas, onde ele é obrigado a ficar ali e trabalhar nessas condições. Ali ele consegue se adaptar. Mas a tecnologia é completamente diferente disso. Ela não é uma manifestação da natureza independente da vontade do homem. Ela é uma criação humana, então, em princípio a tecnologia já nasce adaptada ao homem."
A cultura se consolidaria a partir do modo de ver, comportar, de modo abrangente.
Na cultura tecnológica, é o sentido da tecnologia. O papel da escola seria ensina e ajudar as pessoas a entender as tecnologias, fazer uma reflexão aos objetos. A educação tecnológica tem o papel de relativizar os objetos tecnológicos, como podem ser utilizados para o bem ou para o mau, do ponto de vista crítico e reflexivo. É inevitável a interação com a tecnologia, a sociedade, o homem(...)"
Qual(is) o(s) princípio(s) para se ter cultura tecnológica?
"A escola tem um papel importante no refletir. Quanto mais se conhece o objeto, mais interagimos com ele. Questionar, propor mudanças. Trabalhar para alfabetizar o cidadão tecnologicamente"
Penso que você teve a opção de não querer mais conhecer o carro, mas, o fundamental você conseguiu: entender de maneira mais ampla o funcionamento desta máquina.
A Educação Tecnológica preza isso, você conhece os caminhos e depois passa a discernir o que lhe interressa ou não para continuar um dado estudo, transformar uma proposta etc.
Talvez esta seja a mensagem principal conduzida pelos nossos entrevistados quando apontaram a função da escola na preparação do aluno para conviver numa sociedade tecnológica.
"conhecer o objeto e interagir menos (ou mais) com ele". O segredo não estaria no conceito de interação e/ou interatividade? Talvez, ao conhecer apenas mudamos de nível de interatividade. Já que o conhecemos paramos de nos preocupar com ele. Conheci um colega de escola que tirava notas ruins até que a professora descobriu que ele não respondia às perguntas e questões cujas respostas ele conhecia. Acho que fazemos isso sempre. Não "interagimos" ou não nos preocupamos com o conhecido. E o desconhecido nos mete medo. Que paradoxo!
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Webfólio com relatos do processo de construção do projeto "Cultura Tecnológica".
Trabalho da disciplina Educação e Cultura em Ciência e Tecnologia do CEFET-MG, ministrada pelos
Profs. Dr. Paulo Cezar S. Ventura e Ms. Andréia de Assis Ferreira, no 1º semestre de 2006.
9 Comments:
Este espaço será o nosso MURAL com alguns dos trechos das respostas.
Após todos os professores selecionados para participar da pesquisa tiverem respondido, faremos a relação dessas respostas por meio de um mapa conceitual com as idéias principais.
A cada entrevista realizada publicaremos trechos da conversa com a finalidade de promover mais discussões... Você está convidado a participar!
O que você entende por cultura?
E por tecnologia?
"Não sei nada disso não.
Cultura é um conceito antropológico. São as artes, todos os traços de um povo, de uma comunidade, as manifestações, os tipos de vida. Tudo isso é cultura.
Tecnologia é algo bem mais complicado porque seria uma forma de conhecimento que é uma parte da cultura."
O homem se adapta à tecnologia ou acontece o contrário?
"A tecnologia é uma criação humana A adaptação pode ser dita no contexto homem-meio ambiente. No caso de um homem ir trabalhar no deserto, caatinga, ou em regiões chuvosas, onde ele é obrigado a ficar ali e trabalhar nessas condições. Ali ele consegue se adaptar. Mas a tecnologia é completamente diferente disso. Ela não é uma manifestação da natureza independente da vontade do homem. Ela é uma criação humana, então, em princípio a tecnologia já nasce adaptada ao homem."
Você se considera inserido em uma cultura tecnológica? Por quê?
"Eu nasci nela."
O que você entende por cultura?
E por tecnologia?
Cultura para mim é modo de viver e modo de saber.
A cultura se consolidaria a partir do modo de ver, comportar, de modo abrangente.
Na cultura tecnológica, é o sentido da tecnologia. O papel da escola seria ensina e ajudar as pessoas a entender as tecnologias, fazer uma reflexão aos objetos. A educação tecnológica tem o papel de relativizar os objetos tecnológicos, como podem ser utilizados para o bem ou para o mau, do ponto de vista crítico e reflexivo. É inevitável a interação com a tecnologia, a sociedade, o homem(...)"
Qual(is) o(s) princípio(s) para se ter cultura tecnológica?
"A escola tem um papel importante no refletir. Quanto mais se conhece o objeto, mais interagimos com ele. Questionar, propor mudanças. Trabalhar para alfabetizar o cidadão tecnologicamente"
Oi Itaboray,
Penso que você teve a opção de não querer mais conhecer o carro, mas, o fundamental você conseguiu: entender de maneira mais ampla o funcionamento desta máquina.
A Educação Tecnológica preza isso, você conhece os caminhos e depois passa a discernir o que lhe interressa ou não para continuar um dado estudo, transformar uma proposta etc.
Talvez esta seja a mensagem principal conduzida pelos nossos entrevistados quando apontaram a função da escola na preparação do aluno para conviver numa sociedade tecnológica.
Vamos "ao" blog do David...
Até breve,
Patrícia Alves
"conhecer o objeto e interagir menos (ou mais) com ele". O segredo não estaria no conceito de interação e/ou interatividade? Talvez, ao conhecer apenas mudamos de nível de interatividade. Já que o conhecemos paramos de nos preocupar com ele. Conheci um colega de escola que tirava notas ruins até que a professora descobriu que ele não respondia às perguntas e questões cujas respostas ele conhecia. Acho que fazemos isso sempre. Não "interagimos" ou não nos preocupamos com o conhecido. E o desconhecido nos mete medo. Que paradoxo!
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