Saturday, May 13, 2006

EntreVistas!


Acompanhem alguns trechos das respostas à entrevista semi-estruturada! (Ver comentários)

11 Comments:

At 11:38 AM, Blogger Cultura Tecnológica said...

Este espaço será o nosso MURAL com alguns dos trechos das respostas.

Após todos os professores selecionados para participar da pesquisa tiverem respondido, faremos a relação dessas respostas por meio de um mapa conceitual com as idéias principais.

A cada entrevista realizada publicaremos trechos da conversa com a finalidade de promover mais discussões... Você está convidado a participar!

 
At 11:40 AM, Blogger Cultura Tecnológica said...

O que você entende por cultura?
E por tecnologia?

"Não sei nada disso não.
Cultura é um conceito antropológico. São as artes, todos os traços de um povo, de uma comunidade, as manifestações, os tipos de vida. Tudo isso é cultura.
Tecnologia é algo bem mais complicado porque seria uma forma de conhecimento que é uma parte da cultura."

 
At 11:42 AM, Blogger Cultura Tecnológica said...

O homem se adapta à tecnologia ou acontece o contrário?

"A tecnologia é uma criação humana A adaptação pode ser dita no contexto homem-meio ambiente. No caso de um homem ir trabalhar no deserto, caatinga, ou em regiões chuvosas, onde ele é obrigado a ficar ali e trabalhar nessas condições. Ali ele consegue se adaptar. Mas a tecnologia é completamente diferente disso. Ela não é uma manifestação da natureza independente da vontade do homem. Ela é uma criação humana, então, em princípio a tecnologia já nasce adaptada ao homem."

 
At 11:44 AM, Blogger Cultura Tecnológica said...

Você se considera inserido em uma cultura tecnológica? Por quê?

"Eu nasci nela."

 
At 11:59 AM, Blogger Cultura Tecnológica said...

O que você entende por cultura?
E por tecnologia?

Cultura para mim é modo de viver e modo de saber.

A cultura se consolidaria a partir do modo de ver, comportar, de modo abrangente.

Na cultura tecnológica, é o sentido da tecnologia. O papel da escola seria ensina e ajudar as pessoas a entender as tecnologias, fazer uma reflexão aos objetos. A educação tecnológica tem o papel de relativizar os objetos tecnológicos, como podem ser utilizados para o bem ou para o mau, do ponto de vista crítico e reflexivo. É inevitável a interação com a tecnologia, a sociedade, o homem(...)"

 
At 12:06 PM, Blogger Cultura Tecnológica said...

Qual(is) o(s) princípio(s) para se ter cultura tecnológica?

"A escola tem um papel importante no refletir. Quanto mais se conhece o objeto, mais interagimos com ele. Questionar, propor mudanças. Trabalhar para alfabetizar o cidadão tecnologicamente"

 
At 9:33 AM, Blogger Itaboray said...

Sem querer contrariar e já contrariando, sem querer ser chato e já sendo, batendo apenas em uma frase do último entrevistado:

Quando eu conhecia menos o meu carro, eu interagia mais com suas diferentes partes. Eu queria conhecer tudo.Agora que o conheço mais, já não interajo com tantas partes, apenas algumas. Mas interajo melhor com estas partes. Fiquei menos curioso com o meu carro. Conheci mais e fiquei menos curioso?

 
At 9:37 AM, Blogger Itaboray said...

Vejam lá no Blog do David... ele faz um desabafo sobre sua experiência na escola... que aprender história, ciências... isso não lhe despertou curiosidade alguma!
http://tierro.zip.net/

 
At 5:21 AM, Anonymous Patrícia Alves said...

Oi Itaboray,

Penso que você teve a opção de não querer mais conhecer o carro, mas, o fundamental você conseguiu: entender de maneira mais ampla o funcionamento desta máquina.

A Educação Tecnológica preza isso, você conhece os caminhos e depois passa a discernir o que lhe interressa ou não para continuar um dado estudo, transformar uma proposta etc.

Talvez esta seja a mensagem principal conduzida pelos nossos entrevistados quando apontaram a função da escola na preparação do aluno para conviver numa sociedade tecnológica.

Vamos "ao" blog do David...

Até breve,
Patrícia Alves

 
At 7:19 AM, Blogger Paulo Cezar Santos Ventura said...

"conhecer o objeto e interagir menos (ou mais) com ele". O segredo não estaria no conceito de interação e/ou interatividade? Talvez, ao conhecer apenas mudamos de nível de interatividade. Já que o conhecemos paramos de nos preocupar com ele. Conheci um colega de escola que tirava notas ruins até que a professora descobriu que ele não respondia às perguntas e questões cujas respostas ele conhecia. Acho que fazemos isso sempre. Não "interagimos" ou não nos preocupamos com o conhecido. E o desconhecido nos mete medo. Que paradoxo!

 
At 7:31 PM, Anonymous Anonymous said...

[B]NZBsRus.com[/B]
Lose Laggin Downloads Using NZB Files You Can Rapidly Find High Quality Movies, Console Games, MP3 Singles, Software & Download Them @ Electric Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup[/B][/URL]

 

Post a Comment

<< Home