Saturday, April 08, 2006

Desafio R&R - Reflita & Responda

Saber operar o controle remoto de meu DVD é ter cultura tecnológica? Trocar a tomada do liquidificador é ter cultura tecnológica? Ou técnica? Conduzir um veículo pelo anel rodoviário é cultura? Ou ter o automóvel como opção de transporte? Não no sentido possessivo de ter o carro, mas de gastar menos tempo com transporte em meu dia a dia. Estar deixando uma mensagem nesse belo blog é ter cultura tecnoblógica?


Colaborador: Paulo Ventura

2 Comments:

At 4:15 PM, Anonymous Patrícia Alves said...

OPPPPSSSSS,
qual é mesmo a definição de Cultura e Tecnologia?

No prefácio do livro "La cultura de la tecnología", de Arnold Placey, o autor sugere que para compreendermos as dimensões: cultural e tecnológica, precisamos reconhecer os ideais, valores e a visão que alimentam qualquer inovação e investigação.
(...) a cultura e a tecnologia implicam um amplo aspecto de atitudes e práticas.

Nula de pretenções, penso que estas definições se interagem, mas integarem mesmo, a ponto de chegarmos a uma confusão sem limites!

Certamente, ao incluir uma mensagem neste blog, ou webfólio, você possui cultura tecnológica neste dado momento e espaço, não dá para generalizar a sua apropriação tecnológica em outros meios a partir desta atitude. Ou dá?

Ufa, vou continuar a minha leitura!

Um forte abraço!

 
At 7:38 AM, Anonymous Matheus Eduardo said...

Estudando com a Patrícia desde o início do seu mestrado, algumas questões sobre tecnologia, educação e cultura tecnológica começaram a me intrigar, ainda mais por eu ser um profissional de TI e acreditar que, muitas vezes, tecnologia confunde-se com TI na cabeça das pessoas.

Quem quiser ver minhas indagações, clique aqui. Espero que elas façam algum sentido, heheh. Eu queria contribuir de alguma forma com esse assunto, espero que tenha conseguido ao menos levantar novas (ou velhas) questões.

 

Post a Comment

<< Home